Espiritual, Livros

Direção Divina – Craig Groeschel

Craig Groeschel é autor best-seller do New York Times, ministro e palestrante americano. Ele é o fundador e pastor sênior da Life Church, uma igreja evangélica americana. Em Direção Divina, ele aborda fundamentos espirituais práticos para nos ajudar a decidir quais serão os nossos próximos passos na vida. Todos os dias, as nossas escolhas ampliam ou diminuem. Ele aborda 7 decisões que podemos tomar hoje para influenciar as histórias que iremos contar no futuro.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Hebreus 11:6

Comece. Ninguém pode voltar atrás e começar de novo, mas qualquer um pode começar hoje e fazer um novo final. Não importa o quão desesperado, indeciso, temeroso ou emperrado você se sinta no momento. Faça hoje o que estiver ao seu alcance para se permitir fazer amanhã o que não consegue fazer hoje. As disciplinas positivas na vida costumam abrir caminho para inúmeras outras também positivas. Bons hábitos criam outros tantos. O sucesso leva tempo, disciplina e trabalho duro. Grandes mudanças começam com pequenas coisas. E é isso que Deus quer que façamos. Hoje é um dia melhor que amanhã para começar.

Pare. A sabedoria é o instrumento de navegação divino para nos ajudar a tomar decisões em relação à vida que desejamos viver. A parte complicada é parar um instante e usar esse instrumento antes de tomarmos a decisão errada. Deus o pode chamar para abortar, abandonar ou abolir alguma coisa, interrompendo algo de modo que possa ajudar você a viver a história que Ele deseja que conte. Muitas vezes temos de abrir mão daquilo a que nos apegamos a fim de poder receber o melhor que Deus tem para nós. O que restringe seus movimentos e te atrapalha a contar a história que Deus quer que você conte?

Fique. Quanto mais Deus o deseja usar, maior a probabilidade de você se sentir tentado a desistir. Antes de decidir, você tem de se perguntar: “Estou escolhendo desistir porque é a coisa certa a fazer ou só porque ir embora parece mais fácil?” Talvez a melhor e mais gratificante decisão que você pode tomar é manter a rota, mesmo quando seria muito mais simples dar-lhe as costas e partir. Caso se sinta tentado a ir embora, certifique-se de buscar a Deus antes, pois nunca se sabe o que Ele pode fazer se você tiver a coragem de ficar.

Vá. Cada vez que se dispor a correr um risco, ir a algum lugar e a fazer algo desconhecido, assustador ou incerto, aprenda a confiar mais em Deus. Às vezes, a melhor decisão que se pode tomar é ir, mesmo quando seria mais fácil ficar onde está. A cada novo passo de fé, uma nova oportunidade. Para ir a algum lugar, você tem de deixar o que é conhecido, confortável, previsível ou fácil. Para dar um passo em direção ao seu destino, talvez você tenha que dar um passo para longe da sua segurança. Se não tiver fé para ir, se deixar o medo o manter onde está, você não conhecerá as bênçãos de que poderia desfrutar. Se você for, terá a oportunidade de descobrir o que vai acontecer, caso contrário, jamais saberá o que poderia ter sido. A direção e não a intenção é que determina o nosso destino. Você não precisa ter fé para concluir, apenas o suficiente para começar.

Sirva. A melhor maneira de se encontrar é perdendo-se no serviço aos outros. Boas decisões, em geral, são relativamente fáceis de tomar, mas as melhores costumam ser bem mais difíceis. Elas nos desafiam a enfrentar várias outras opções boas perante a melhor. Os atos de servir, conectar e confiar estão entrelaçados com as nossas melhores decisões e são intrínsecos a quem somos como seguidores de Jesus. Deus não nos criou para sermos receptores apenas, mas para sermos doadores. Em vez de nos concentrarmos apenas em nossos próprios desejos, somos chamados a nos concentrar nas necessidades alheias também.

Conecte-se. Quando nos conectamos com outra pessoa, nos tornamos um conduíte para seus valores, crenças e decisões. Deus usa as pessoas certas para nos influenciar a fim de que nos tornemos melhores. Existe aquela pessoa que vai te desafiar e extrair o seu melhor, a que vai te ajudar a encontrar forças em Deus e crescer em sua fé e aquela para te dizer a verdade, visando o seu bem. Todos necessitamos de alguém que nos torne melhores. Não é sinal de fraqueza pedir ajuda, mas sim de sabedoria. Ande com o sábio e se tornará sábio.

Confie. Quando a vida se torna difícil, a maneira de respondermos a ela pode edificar a nossa fé, nos aproximando mais de Deus, ou enfraquecer a nossa intimidade com ele se decidirmos caminhar na direção errada. A decisão de confiar em Deus durante as tempestades pode ser uma das melhores escolhas. Devemos confiar que Deus é bom mesmo quando a vida não for. Quando estiver se afogando, irá precisar de um salva-vidas. Quando estiver em uma tempestade, irá precisar de um abrigo. Quando estiver sofrendo, irá precisar de um consolador. Para confiar em Deus quando a tempestade nos alcançar, devemos saber que a presença de Deus nos acompanha, pois com ele na popa do barco não significa que ele não será sacudido, mas que não afundará. Quanto mais aprendermos a conhecer a Deus, mais nossa fé crescerá. Quando você souber que precisa ficar quando for mais fácil ir, precisará da ajuda de Deus para fazer o que não pode por si mesmo. E, quando Deus disser para ir quando preferir ficar, Ele concederá fé para dar o primeiro passo e poder para fazer o que deve ser feito. Confie a Deus tudo o que você esteja mantendo sob controle.

Deixe um comentário