
Max Lucado é um escritor e pastor evangélico norte-americano, um dos maiores em literatura motivacional. Neste livro ele propõe que o leitor se apoie em Deus para lidar com a ansiedade e as calamidades da vida.
A presença da ansiedade é inevitável, mas ser prisioneiro dela é opcional.
O medo vê uma ameaça. A ansiedade a imagina. Com Deus como seu ajudador, você redefinirá o modo como enfrenta seus medos e aprenderá a encontrar a saída para as situações difíceis da vida. Você descobrirá uma vida caracterizada pela calma e desenvolverá ferramentas para enfrentar os ataques da ansiedade. Para alguns, a cura de Deus contará com a ajuda da terapia e/ou medicação. Uma coisa é certa: não é da vontade de Deus que você leve uma vida de constante ansiedade, que encare cada dia com temor e apreensão. Deus o criou para ter mais do que uma vida de ansiedade que lhe tire o fôlego e de preocupações que dividem sua mente. A ansiedade é, muitas vezes, a consequência do caos. Quando percebemos que somos vítimas de forças invisíveis, turbulentas e aleatórias, ficamos angustiados. Não se perca em seus problemas e tenha ousadia de acreditar que coisas boas acontecerão.
A ansiedade aumenta à medida que o controle percebido diminui. A ansiedade passa à medida que a confiança aumenta.
A ansiedade constante é o sistema de alarme mental que nunca desliga. Ao invés de buscar o controle total, renuncie a ele. Você não pode dirigir o mundo, mas pode confiar que Deus o fará. A paz está ao nosso alcance, não por falta de problemas, mas por causa da presença de um deus soberano. A ansiedade diminui à medida que você passa a conhecer mais seu Pai. Da próxima vez que tiver medo do futuro, alegre-se em saber disso e pelo fato de que Ele é capaz de fazer o que você não pode. Se você não enxergar os sofrimentos de sua vida pela lente da providência divina, a ansiedade irá persegui-lo todos os dias.
Há uma razão para o para-brisa ser maior do que o espelho retrovisor. Seu futuro é mais importante do que seu passado.
Podemos usar nossa mágoa ou nossa esperança, podemos nos abastecer de nossa desgraça ou nos revestir da providência de Deus, podemos nos render ao caos da vida ou nos inclinar para o plano perfeito de Deus. Deus usa todas as coisas para cumprir seu propósito. Uma coisa é enfrentar um desafio, outra, é enfrentá-lo sozinho. O isolamento cria um ciclo resultante da preocupação. Em vez de começar com o que você tem, comece com Jesus. Comece com as riquezas, recursos e a força dEle. Prefiram a oração ao desespero. A paz vem quando as pessoas oram.
A fé sempre precede o comportamento. Sua mente é o leme de suas ações.
A vida boa começa não quando as circunstâncias mudam, mas quando nossas atitudes em relação a elas mudam. Concentre-se mais no que você tem e menos no que não tem. Defina-se por meio das coisas e você se sentirá bem quando tiver muito e se sentirá mal quando não tiver. Seu problema não é seu problema em si, mas o modo como você o vê. Há muitas coisas na vida sobre as quais você não tem escolha. Mas a maior atividade da vida está dentro do seu domínio. Você pode escolher aquilo em que pensa. Pensamentos têm consequências. A cura da ansiedade requer um pensamento saudável. Seu desafio não é seu desafio em si, mas é o modo como você pensa em seu desafio. Enfrentamos melhor a ansiedade com um pensamento lúcido e lógico. Nós desarmamos a ansiedade quando estocamos pensamentos de Deus em nossa mente.
Tire sua atenção do problema. Quanto mais você olhar para ele, maior ele ficará. No entanto, quanto mais você olhar para Deus, mais rápido o problema será reduzido ao seu devido tamanho.
Não medite na confusão. Se você está afundando é porque está olhando na direção errada. Deus é maior do que as circunstâncias e mais poderoso do que seu problema. Nós nos preocupamos com o passado – o que dissemos ou fizemos. Nós nos preocupamos com o futuro – as tarefas de amanhã. A ansiedade tira nossa atenção do que é certo agora e direciona para outro lugar. Quando você não está focado em seu problema, você tem uma súbita disponibilidade de espaço cerebral. Use-o para o bem. Você não pode controlar as circunstâncias, mas sempre pode controlar o que pensa sobre elas. A única maneira de sobreviver a uma tempestade perfeita ou uma fase que lança contra você mudanças vindas de todas as direções é tendo um bom escudo. A paz de Deus é um bom escudo, sendo estável e segura.
A ansiedade não se faz necessária, pois Deus está por perto.
É preciso dedicação e disciplina diária para treinar nossa mente e coração. A capacidade de alegrar-se sempre deve vir de algo externo à nossa esfera de experiência. Tem tudo a ver com perspectiva. Devemos analisar se estamos depositando uma dose excessiva de afeição, identidade e propósito em algo que se pode perder. A ansiedade aumenta quando perdemos o controle de algo e pensamos que tudo depende de nós ou que somos os únicos que podem resolver o problema.
O contentamento que tem Cristo como fundamento transforma-nos em pessoas fortes.