Textos

Tour da Maquiagem

 

Para quem gosta de maquiagem, esse tour pelo rosto vai ser muito interessante. Ele serve tanto para as leigas como as aprendizes que querem descobrir mais sobre esse mundo. Particularmente, eu sempre apreciei e me identifiquei com maquiagem. Sempre me senti envolvida pelo assunto e, ao longo dos anos, sempre quis aprender mais e mais. Com o tempo, você vai se aperfeiçoando e descobrindo como ela funciona em cada tipo de rosto, o que combina mais com você e o que valoriza cada tipo de beleza.

2da8c74eb99262bebd3bbbb7496d92aa

 

PASSO 1: A PREPARAÇÃO DA PELE

Partindo do início, é necessário identificar qual é o o seu tipo de pele antes de fazer a aplicação da maquiagem. A pele mista/oleosa: possui um aspecto brilhoso devido ao excesso de óleo que é produzido pelas glândulas sebáceas. Os poros ficam dilatados nas regiões das bochechas, nariz e testa (zona T). Ela é considerada uma pele sensível que precisa da utilização de produtos específicos para normalizar a oleosidade. A pele seca: possui um aspecto ressecado e é produzido menos óleo pelas glândulas sebáceas. Os poros não são tão visíveis e ela necessita de uma hidratação específica para a sua lubrificação. Após identificar o seu tipo de pele, é necessário ter cuidados específicos para a sua higienização.

  • Lave o rosto com um sabonete específico (2 vezes ao dia).
  • Use um esfoliante para eliminar as células mortas (2 a 3 vezes por semana).
  • Utilize um tônico (para peles secas) ou um adstringente (para peles oleosas), o que irá eliminar toda a sujeira que ainda restou.
  • Utilize água termal para acalmar e hidratar a pele.
  • Utilize protetor solar para maquiagem do dia-a-dia (oil-free para peles oleosas).
  • Utilize um hidratante (em creme para peles secas e em sérum para peles oleosas).

Após os cuidados específicos com o seu tipo de pele, ainda é necessário aplicar um primer facial. A função principal dele é evitar que a maquiagem fique em contato direto com a pele, formando como se fosse uma película protetora, evitando que a maquiagem entre nos poros do rosto. Ele ajuda a retirar a oleosidade da pele, fechar os poros, garantir a durabilidade da maquiagem e amenizar as linhas de expressão.

01d27efb66f2173a6945b357ecb7812b

 

PASSO 2: ESCOLHENDO A COR CERTA DA BASE

Agora vamos partir para os primeiros passos para o desempenho de uma maquiagem. A base irá cobrir as imperfeições de seu rosto, podendo ela ser líquida, compacta ou em bastão. Para identificar a cor certa na escolha de sua base, você deve fazer o teste de cor no maxilar de seu rosto, devendo a cor se aproximar ao máximo ao tom de sua pele. É muito comum a maioria das mulheres testarem bases no dorso da mão, o que dá uma impressão errada da cor ideal , já o corpo sempre costuma ser um pouco mais escuro que o tom da pele do rosto. Se você quiser optar por uma base com aspecto de “rosto de boneca”, você terá que escolher uma base com cobertura média a alta, podendo construir mais de uma camada. Se você preferir uma base com aspecto mais natural, você terá que escolher uma base com cobertura média a baixa sem precisar construir mais de uma camada. Lembrando: para peles oleosas, sempre escolha uma base oil-free. Para peles secas, escolha uma base com cobertura mais lustrosa para o seu rosto não ficar tão seco. Além das coberturas de uma base, você também pode escolher o tipo de fluído dela, no qual dará um aspecto seco ou mais brilhoso (natural) para a sua pele.

como-aplicar-base (2)

 

PASSO 3: ESCOLHENDO A COR CERTA DO CORRETIVO

Após a escolha da base, o corretivo irá terminar de cobrir os detalhes do rosto que você quer esconder, podendo ele ser cremoso, líquido ou em bastão. Ele deve ser da mesma cor da base ou 1 tom abaixo de sua pele no máximo. Aplique o corretivo em formato de um triângulo abaixo dos olhos. Lembrando: para peles oleosas, escolha os menos cremosos, evitando que eles craquelem abaixo de seus olhos. Para pelas secas, escolha os líquidos, evitando que eles craquelem abaixo dos olhos. Isso ajudará na sua durabilidade.

como-aplicar-corretivo

Depois da escolha da base e do corretivo, vamos para a escolha do pó, podendo ele ser solto ou compacto. Você pode optar por escolher um pó da mesma cor da base para construir uma pele de alta cobertura ou um pó translúcido que não irá acrescentar cor, apenas selando a base em seu rosto.

 

PASSO 4: APRENDENDO A CONTORNAR

Após identificar o formato de seu rosto, o contorno servirá para esconder, amenizar ou afinar as áreas de seu rosto, podendo ele ser em pó solto, compacto ou em bastão, devendo ser 2 tons acima da cor de sua pele. Lembrando: nem sempre o seu tipo de rosto irá precisar de todos os contornos abaixo.

3faa3f240e0fddab310d96bc6b84523c

 

PASSO 5: APLICANDO O BLUSH

Após a escolha da base, corretivo, pó e contorno, vamos para a escolha do blush, podendo ele ser em pó solto, compacto ou em bastão. Aplique o blush na maçã do rosto acima do contorno (se o seu tipo de rosto necessitar desse tipo de contorno). Ele pode ser na cor pura (mate) ou conter algumas partículas brilhantes (cintilante). Se você tiver o tom de pele claro, opte por cores mais naturais, como rosa ou pêssego. Se você tiver o tom de pele mais parda, opte por cores mais quentes, como rosé, pêssego ou terra-cota. Se você tiver o tom de pele escuro, opte por cores mais quentes também.

blush

 

PASSO 6: CONTORNANDO A SOBRANCELHA

Outro passo importante é o contorno da sobrancelha, o que realçará mais o seu olhar. Respeite sempre os limites do formato e da cor do seu cabelo para delimitar o contorno. Você pode fazê-lo com sombra ou lápis.

sobrancelha

 

PASSO 7: DELINEANDO

Partindo para a área dos olhos, você pode optar pelo delineado de gatinho ou um delineado simples, podendo ele ser em lápis, líquido ou em gel. O mais fácil costuma ser o de pincel, pois não necessita de muita precisão e você pode até esfumá-lo. Se você quiser algo mais alinhado e preciso, escolha o líquido ou em gel.

DELINEADO

PASSO 8: AUMENTANDO OS CÍLIOS

Existe vários tipos de máscaras de cílios, dependendo da proposta que cada um oferece para o que você necessita para realçar os olhos. O rímel volumoso é indicados para cílios muito finos e espaçados. Para conseguir esse efeito, escolha as escovas mais cheias e macias. O rímel alongador é indicados para  cílios mais curtos e o ideal são as escovinhas finas e com cerdas firmes. O rímel em formato de onda é indicado para atingir os cílios em toda sua extensão. A diferença de formato permite aplicar o rímel de maneira mais uniforme, independente da localização dos cílios na pálpebra. O rímel com curva é indicado para dar uma levantada no olhar sem precisar do curvex e o ideal é investir nas escovinhas mais curvas. O rímel em formato de ouriço possui cerdas apenas nas pontas e é indicado para se aplicar nos lugares em que a escova comum não alcança, mas é complementar a uma comum.

rimel

Para um efeito mais intenso, você pode investir nos cílios postiços.

cilios

 

PASSO 9: ILUMINANDO

Vamos para o toque final, a escolha do iluminador. A sua função é realçar, aumentar, dar brilho e chamar mais a atenção para aquela área do rosto, podendo ele ser em pó solto, compacto, líquido ou em bastão. Você pode escolher a cor do iluminador baseado na cor do blush, podendo ele ir do branco cintilante até o tom de um bronzer.

iluminar

 

PASSO 10: APLICANDO O BATOM

Outro passo é a aplicação do batom. Se você quer uma boca preenchida perfeitamente, faça um contorno nos seus lábios com um lápis ou pincel na cor mais próxima do seu batom. Isso irá realçar e aumentar o formato de sua boca.

batom

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s